Aqui vão dicas relevantes sobre como melhorar a presença da sua marca/empresa no Facebook:
Entenda os seus objetivos
Tenha clareza sobre os principais objetivos da sua Página. Sua meta pode ser criar uma marca, gerar tráfego para seu site, promover eventos ou mesmo aumentar a interação com o público. Seja qual for o seu objetivo, é importante verificar as informações corretas para descobrir as melhores maneiras de ter êxito.
Conheça o seu público
Quanto mais informações sobre o seu público você tiver, mais preparado estará para veicular mensagens significativas para as pessoas. Visite a guia Pessoas para saber mais sobre as pessoas que curtem a sua Página, visualizam e interagem com as suas publicações.
Como você pode usar esses dados?
Entender as pessoas que você alcança e que interagem com o seu conteúdo pode ajudá-lo a personalizar as suas publicações. Por exemplo, se você tiver uma Página direcionada a homens e mulheres, mas observou que as mulheres interagem mais frequentemente com as suas publicações, você pode focar nesse público que está interagindo ativamente com o seu conteúdo no Facebook.
Se a sua Página não estiver atingindo o público correto, altere seu conteúdo e esforços para tentar atrair um público diferente.
Se o seu alcance for alto, mas a interação for baixa em um determinado público, tente criar publicações que se dirijam diretamente para ele, a fim de aumentar o engajamento.
Verifique a consistência da sua Página
Ao verificar a consistência da sua Página, recomendamos a escolha de um intervalo de tempo maior para obter mais contexto nos seus dados. Selecionar um mês de dados pode dar uma boa ideia de como está o seu desempenho e compensar algumas variações esperadas.
Visite a guia Curtidas e role a tela até o gráfico Total líquido de curtidas. Esse gráfico mostrará o total líquido de curtidas (descurtidas, curtidas orgânicas e pagas) ao longo do tempo. Clique no total líquido de curtidas em Referência para ver como o seu desempenho se compara com o período anterior.
Visite a guia Alcance e role a tela até o gráfico Curtidas, comentários e compartilhamentos. Esse gráfico mostrará a interação ao longo do tempo. Clique em qualquer uma das métricas de interação em Referência para ver como o seu desempenho se compara com o período anterior.
Como você pode usar esses dados?
O total líquido de curtidas dá a você uma boa ideia do potencial de distribuição da sua Página, portanto você deve esperar que esse número aumente lentamente com o tempo. Caso observe um grande número de reduções no total líquido de curtidas, convém clicar no dia específico do gráfico de Total líquido de curtidas para entender onde ocorreu a mudança (publicações, anúncios, entre outros). Assim que você souber onde a mudança ocorreu, é possível investigar a publicação ou anúncio para compreender o motivo.
As curtidas, comentários e compartilhamentos informam você sobre qualquer grande mudança na interação ao longo do tempo. Se você observar um grande pico em algum dos três, pode ser uma boa ideia investigar o motivo. Ao clicar em um dia específico desse gráfico, você verá todas as publicações ativas naquele dia e os números de interação. Descobrir por que uma publicação causou maior interação ajudará você a melhorar a sua estratégia de publicação.
Informações para ampliar o seu público
O aumento nas curtidas da Página pode acontecer de várias maneiras, por isso, é importante entender os principais fatores responsáveis pelo seu sucesso.
Acesse a guia Visitas e role a tela até o gráfico Referências externas. Esse gráfico mostra a partir de quais sites externos as pessoas foram direcionadas para a sua Página.
Visite a guia Curtidas e role a tela até o gráfico Onde as curtidas na Página acontecem. Esse gráfico mostra onde as pessoas curtiram a sua Página. Você pode escolher um dia ou selecionar um intervalo de datas para ver as curtidas exatas por localização.
Visite a guia Publicações e role a tela até a lista Todas as publicações enviadas. Se você classificar por Alcance: fãs/não-fãs, é possível conferir um gráfico de quais publicações geraram maior alcance entre as pessoas que não são seus fãs.
Como você pode usar esses dados?
Entender onde as curtidas da sua Página acontecem pode ajudá-lo a decidir onde investir o tempo de otimização de campanhas em crescimento.
Aprender quais publicações específicas alcançaram pessoas que não são fãs é um ótimo indicativo de quais conteúdos elas estão compartilhando com os amigos. A criação de publicações desse tipo pode gerar uma maior distribuição por meio do compartilhamento.
Informações para interação com o seu público
Um público engajado torna a sua Página mais relevante e ajuda a aumentar a sua distribuição para outras pessoas.
Visite a guia Publicações e clique em Tipos de publicação. Uma lista dos tipos diferentes de publicações da sua Página e a interação média de cada um deles será exibida.
Visite a guia Publicações e role a tela até a lista Todas as publicações enviadas. Classifique as publicações por curtidas, comentários e compartilhamentos para conferir a interação total por tipo para cada publicação.
Visite a guia Publicações e clique em Principais publicações de Páginas que você acompanha. Caso ainda não o tenha feito, adicione cinco páginas que são relevantes e semelhantes à sua Página.
Visite a guia Publicações e role a tela até Quando os fãs estiverem conectados. Nesse gráfico você verá os dias e as horas em que seus fãs estão no Facebook.
Como você pode usar esses dados?
A compreensão sobre quais tipos de publicações geram maior interação pode ajudar você a definir o que incluir regularmente em seu cronograma de publicações.
Saiba quais tipos de publicações apresentam maior interação, dando maior foco as publicações que foram compartilhadas. Criar tipos semelhantes de publicações ajuda você a ter certeza de que está publicando conteúdos com os quais seu público deseja interagir e compartilhar.
Aprenda com as Páginas semelhantes ao seguir as publicações e acompanhar a interação delas. As estratégias que funcionam para essas Páginas também podem funcionar para você.
Saber quando o seu público está online pode ajudar a aprimorar a sua estratégia de publicação em tempo real. Planeje as sessões de Face to Face e outras publicações que exigem comentários em tempo real para quando os seus fãs estiverem online. Para publicações que não necessitam de ações imediatas, não planeje publicar somente durante as horas em que os fãs estão online, já que eles procuram conteúdos diferentes ao longo do dia.
Informações para otimizar sua Página
Ainda que o Feed de Notícias das pessoas gere a maior parte do envolvimento e da distribuição da sua Página, também é importante torná-la um destino atraente por si só.
Na guia Visitas, role a tela até o gráfico Visitas à Página e guias. Ao clicar em um dia ou em um intervalo de datas, você exibirá o número de visitas em diferentes seções da sua Página.
Como você pode usar esses dados?
Saber o que as pessoas visitam na sua Página ajuda você a descobrir onde deve investir o seu tempo. Se as pessoas visitam regularmente a guia Fotos, pode ser interessante atualizar os conteúdos frequentemente para que haja sempre algo novo quando elas acessarem a guia. Se a maior parte do tráfego estiver na Linha do Tempo, pode não ser uma boa ideia gastar tempo e energia na criação de guias personalizadas para a sua Página.