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Ferramentas não resolvem problemas, estratégias sim

by Bruno F. Gruner | set 29, 2020

O mercado é obcecado por ferramentas.

Sempre que alguém tem um problema, imediatamente tentam encontrar uma ferramenta que resolva a situação.

Aqui na agência, ouvimos bastante a pergunta: “Qual é a melhor ferramenta para (X situação)?”

Por exemplo:

“Qual é a melhor ferramenta de marketing para a minha empresa?”
“Qual é a melhor ferramenta para automatizar o marketing?”
“Qual é a melhor ferramenta para gestão da minha empresa?”

Se você está fazendo esses tipos de perguntas, você está pensando e indo para o caminho errado.

Ferramentas não resolvem problemas, elas otimizam processos.

As ferramentas trazem velocidade, organização ou melhoria a algo que já funciona, mas não vão ajudá-lo a resolver o real problema.

Por exemplo:

Se eu já estava produzindo uma tonelada de tráfego e marketing de conteúdo, eu precisava de uma melhoria do processo de rastreamento, nutrição e alinhamento que passe o bastão a uma equipe de vendas, então eu poderia investir em automação de marketing alinhada ao processo comercial.

Mas se eu não estava analisando o tráfego de entrada, gatilhos de passagem e não tinha uma estratégia, “comprando” qualquer software de automação não iria melhorar o meu negócio.

As pessoas investem em ferramentas quando procuram uma solução simples ou quando procuram trilhar o caminho mais fácil.

Então, quando as ferramentas não funcionam, as pessoas ficam confusas e ficam pensando por que as ferramentas em que estão investidos não estão conduzindo aos resultados desejados.

Ferramentas não direcionam aos resultados, estratégia sim.

A estratégia é o que resolve os problemas.
Muitas pessoas esqueceram que as ferramentas não resolvem problemas. Estratégia sim.

O problema com a estratégia é que leva meses ou anos de trabalho árduo e investimento para aprender. É preciso errar, bater na trave e continuar com resiliência adiante para de fato fazer um gol e aumentar o placar.

Por exemplo:

Se eu quero aprender como ser melhor nas vendas, eu posso contratar a ajuda de um mentor, fazer um curso, vender da prática, começar a ler sobre os mestres no assunto, e testar finalmente as coisas (e provavelmente falhar nelas) até que eu tenha sucesso na minha estratégia.

Uma nova habilidade leva tempo e esforço.

Os software tornaram as pessoas preguiçosas.
As pessoas pensam que se algo não está funcionando, eles podem ir comprar uma ferramenta de vendas e vai melhorar suas chances de sucesso em 1000%.

Por quê?

Porque é muito mais fácil culpar algo que não funciona em uma ferramenta de merda que você comprou do que admitir que você tomou a abordagem errada ou você simplesmente não é bom em alguma coisa.

A coisa é, que se você não começar pela estratégia, você não começará bem nunca.
Ferramentas não vão fazer você melhor em seu trabalho. A estratégia fará isso.

Pare de desperdiçar dinheiro em ferramentas. Comece a investir em estratégia.
Sério, dê uma olhada em todas as ferramentas em que você está investindo.

Quantas delas melhoram um processo?
Quantas delas melhoram a velocidade com que você pode fazer alguma coisa?
Quantas delas ajudam você a organizar as informações de uma maneira melhor do que você poderia fazer manualmente?

Há um monte de ferramentas de merda por aí que você provavelmente está pagando, e que não estão movendo a agulha para você, ou para o seu negócio. Ou mesmo aquela que pode realmente te ajudar, mas você não tira o melhor proveito dela.

Então eu desafio você a dar uma olhada em todos os softwares que você está pagando, que você acha que vai (substituir a função x) ou (melhorar x função)… e pensar sobre essas ferramentas, se realmente adicionam valor à sua vida ou ao seu negócio.

Se não, cancele-os hoje.

Em seguida, pegue o dinheiro que você economizou com essas ferramentas, traga para a Select e comece a se posicionar melhor no mercado para ampliar sua participação nele.

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