fbpx

Ferramentas não resolvem problemas, estratégias sim

por | dez 21, 2020

O mercado é obcecado por ferramentas.

Sempre que alguém tem um problema, imediatamente tentam encontrar uma ferramenta que resolva a situação.

Aqui na agência, ouvimos bastante a pergunta: “Qual é a melhor ferramenta para (X situação)?”

Por exemplo:

“Qual é a melhor ferramenta de marketing para a minha empresa?”
“Qual é a melhor ferramenta para automatizar o marketing?”
“Qual é a melhor ferramenta para gestão da minha empresa?”

Se você está fazendo esses tipos de perguntas, você está pensando e indo para o caminho errado.

Ferramentas não resolvem problemas, elas otimizam processos.

As ferramentas trazem velocidade, organização ou melhoria a algo que já funciona, mas não vão ajudá-lo a resolver o real problema.

Por exemplo:

Se eu já estava produzindo uma tonelada de tráfego e marketing de conteúdo, eu precisava de uma melhoria do processo de rastreamento, nutrição e alinhamento que passe o bastão a uma equipe de vendas, então eu poderia investir em automação de marketing alinhada ao processo comercial.

Mas se eu não estava analisando o tráfego de entrada, gatilhos de passagem e não tinha uma estratégia, “comprando” qualquer software de automação não iria melhorar o meu negócio.

As pessoas investem em ferramentas quando procuram uma solução simples ou quando procuram trilhar o caminho mais fácil.

Então, quando as ferramentas não funcionam, as pessoas ficam confusas e ficam pensando por que as ferramentas em que estão investidos não estão conduzindo aos resultados desejados.

Ferramentas não direcionam aos resultados, estratégia sim.

A estratégia é o que resolve os problemas.
Muitas pessoas esqueceram que as ferramentas não resolvem problemas. Estratégia sim.

O problema com a estratégia é que leva meses ou anos de trabalho árduo e investimento para aprender. É preciso errar, bater na trave e continuar com resiliência adiante para de fato fazer um gol e aumentar o placar.

Por exemplo:

Se eu quero aprender como ser melhor nas vendas, eu posso contratar a ajuda de um mentor, fazer um curso, vender da prática, começar a ler sobre os mestres no assunto, e testar finalmente as coisas (e provavelmente falhar nelas) até que eu tenha sucesso na minha estratégia.

Uma nova habilidade leva tempo e esforço.

Os software tornaram as pessoas preguiçosas.
As pessoas pensam que se algo não está funcionando, eles podem ir comprar uma ferramenta de vendas e vai melhorar suas chances de sucesso em 1000%.

Por quê?

Porque é muito mais fácil culpar algo que não funciona em uma ferramenta de merda que você comprou do que admitir que você tomou a abordagem errada ou você simplesmente não é bom em alguma coisa.

A coisa é, que se você não começar pela estratégia, você não começará bem nunca.
Ferramentas não vão fazer você melhor em seu trabalho. A estratégia fará isso.

Pare de desperdiçar dinheiro em ferramentas. Comece a investir em estratégia.
Sério, dê uma olhada em todas as ferramentas em que você está investindo.

Quantas delas melhoram um processo?
Quantas delas melhoram a velocidade com que você pode fazer alguma coisa?
Quantas delas ajudam você a organizar as informações de uma maneira melhor do que você poderia fazer manualmente?

Há um monte de ferramentas de merda por aí que você provavelmente está pagando, e que não estão movendo a agulha para você, ou para o seu negócio. Ou mesmo aquela que pode realmente te ajudar, mas você não tira o melhor proveito dela.

Então eu desafio você a dar uma olhada em todos os softwares que você está pagando, que você acha que vai (substituir a função x) ou (melhorar x função)… e pensar sobre essas ferramentas, se realmente adicionam valor à sua vida ou ao seu negócio.

Se não, cancele-os hoje.

Em seguida, pegue o dinheiro que você economizou com essas ferramentas, traga para a Select e comece a se posicionar melhor no mercado para ampliar sua participação nele.

Outros artigos no Blog

Aproveite ao máximo suas redes sociais

Aproveite ao máximo suas redes sociais

Criar uma marca, gerar tráfego para seu site, promover eventos ou mesmo aumentar a interação com o público, seja qual for o seu objetivo dentro das redes...

RECEBA CONTEÚDOS EM SEU EMAIL

Cadastre-se e faça parte da nossa turma que recebe conteúdos exclusivos. São conteúdos que ajudam você e sua empresa sobre marketing, vendas, negócios, empreendedorismo e muito mais.