fbpx

Facebook muda seus algoritmos novamente.

por | ago 10, 2016

Recentemente, e mais uma vez, o Facebook anunciou uma alteração em seu algoritmo que define o que você vai ver primeiro na sua timeline. E, desta vez, o golpe acertou em cheio os veículos de notícias, sites e blogs que dependem da plataforma para alavancar suas audiências. Mark e seus engenheiros decidiram que os posts de amigos e familiares terão mais espaço do que os de meios de informação como sites e blogs. Há muitos sites de notícias hoje que têm mais de 70% de seu tráfego vindo do Facebook. Ou seja, estão bem encrencados.

Mark não é bobo. A mudança vem justamente quando o número de compartilhamentos pessoais vem caindo drasticamente. Desde a metade de 2015, a plataforma tem tido 21% menos compartilhamentos segundo a Bloomberg.

Em vez de posts de nossos amigos e de quem mais gostamos, estamos cada vez mais afogados em posts de marcas e meios de informação, o que obviamente coloca em cheque o sucesso do Facebook, que era seu caráter de ambiente social para troca entre pares. Não é à toa que as pessoas tem usado outras plataformas mais privadas para compartilhar com suas redes pessoais, como o WhatsApp e o Snapchat.

O que muda para veículos de notícias, blogs e produtores de conteúdo? Back to basics. Conteúdo bom, que seja inspiracional, bem embalado e ajude as pessoas a expressar sua identidade tendem a ganhar seus corações e, por consequência, seus shares. A notícia pela notícia não vai mais chegar a lugar nenhum (a menos que os veículos paguem por isso, o que, em meio à crise que estão vivendo, será pouco provável).

Mais do que nunca é preciso ter criatividade e abusar dos formatos em vídeo que são priorizados pelo Facebook. Postar no Instant Articles também é uma opção para publishers, já que o Facebook saúda o conteúdo uploaded diretamente na plataforma.

De fato, a vida dos publishers tradicionais, que já vêm sofrendo com a crescente falta de verba dos anunciantes e queda de audiência, só ficou ainda mais complicada perdendo essa fatia de audiência vinda do Facebook. É hora de repensar como a mídia embala seus conteúdos e se envolve nas conversas do cotidiano das pessoas, como Buzzfeed, NowThisNews e outros veículos, além de creators que fazem sucesso gerando conteúdo com um olho na notícia e outro nas redes.

Parece simples, mas não é. Jornalistas tradicionais nunca precisaram dialogar com suas audiências, gerar discussão, se preocupar em embalar a informação para gerar uma ação nas pessoas. E, se depender do Facebook, essa forma de produzir já era.

É um bom momento para os veículos repensarem o que estão fazendo e aprenderem com os jovens creators: criar conteúdo para nichos e interesses específicos, ser útil, abusar do diálogo, batalhar para construir uma comunidade que aprecie e se identifique com seu conteúdo e, por isso, decida compartilhá-lo. A lei agora é engajar ou morrer.

Gostou do artigo? Conte pra gente nos comentários!

Outros artigos no Blog

Novo perfil do consumidor exige mais atenção das empresas

Novo perfil do consumidor exige mais atenção das empresas

Um produto de qualidade não é suficiente para o consumidor. Ele espera muito mais. Para a sua loja se destacar em meio a tantas outras, é preciso que ela tenha um diferencial e forneça muito mais que uma venda: é importante oferecer uma boa experiência de compra.

7 erros no branding da sua empresa

7 erros no branding da sua empresa

Branding é o processo de encontrar os traços e a voz da sua empresa e traduzi-los não apenas na sua logomarca, mas também no seu site, embalagem, sinalização, atendimento ao cliente, relações públicas e várias outras facetas do seu negócio com as quais seus clientes entram em contato. Ao fazer isso, você pode influenciar o que as pessoas pensam e sentem sobre o seu negócio.

RECEBA CONTEÚDOS EM SEU EMAIL

Cadastre-se e faça parte da nossa turma que recebe conteúdos exclusivos. São conteúdos que ajudam você e sua empresa sobre marketing, vendas, negócios, empreendedorismo e muito mais.