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BrandVoice: A voz da sua empresa

por | nov 23, 2020

Se você está administrando ou construindo uma empresa, pode estar familiarizado com a ideia do Brand Voice, ou voz de marca. O seu brand voice é como sua empresa soa e se sente cada vez que você se comunica com seu público, em todas as plataformas. Ao lado do design visual, a voz da marca é o que dá vida ao seu negócio para todos que interagem com ele.

Para ser mais eficaz, a voz de sua marca deve ser consistente em todas as plataformas. Quando sua marca interage com seu público, ela deve sempre proporcionar a mesma experiência. Seja em seu site, mídia social, vídeo, e-mail, áudio ou outros materiais de marca, uma voz de marca consistente é uma necessidade absoluta para sua estratégia de marca.

Então, como você garante que a voz de sua marca seja consistente? Primeiro, vamos pular para o que é o Brand Voice. Em seguida, mostraremos como determinar se o seu é consistente em todas as plataformas.

O que é Brand Voice?

Essencialmente, o brand voice é a personificação da missão, visão e valores da sua empresa. Se você é uma marca pessoal, esses atributos refletirão quem você é como indivíduo. Uma empresa ou corporação maior, por outro lado, pode ter criado uma persona para seus negócios e, então, atribuído valores a ela.

Quer os valores da sua empresa sejam baseados em uma pessoa ou persona, eles naturalmente começarão a assumir um tom, voz e sentimento específicos. Em certo sentido, a voz da marca é a personalidade de sua marca e tudo o que isso acarreta. É a impressão geral que você deseja deixar em seu público em cada ponto de contato na jornada do comprador.

Pense nas marcas que o impressionaram ao longo dos anos. Quando você entra em contato com suas campanhas de marketing ou compra seus produtos, como você se sente? A marca é divertida ou emocionante? Isso puxa as cordas do seu coração e o inspira a agir? Isso faz você se sentir especial ou luxuoso?

Por que o brand voice da sua marca é importante para o marketing

Então, por que a voz de sua marca é importante para seus esforços de marketing? Por um lado, ajuda você a construir e manter a confiança de seu público-alvo. Seu público vem para conhecer sua marca como um amigo ou um especialista de confiança. Eles esperam que você forneça um tipo e tom de comunicação específicos em seu marketing.

Pense no seu brand voice como se fosse um personagem. (Você não precisa necessariamente ter um mascote de personagem, mas muitas marcas têm.) Se você quebrar o personagem, você confundirá seu público e correrá o risco de quebrar sua confiança. Como resultado, alguns membros do seu público podem se afastar. Você quer ter certeza de que sua voz é consistente e que seu pessoal sabe o que você está fazendo, o tempo todo.

Dicas para manter a consistência do seu brand voice

Quer saber como construir um brand voice consistente e autêntico? Aqui estão algumas dicas para você começar.

1. Seja claro sobre sua missão, visão e valores
Como marca, você realmente sabe quem você é? Para começar a construir a voz de sua marca, deixe claro sua missão, visão e valores. Por quê você está aqui? O que é importante para sua marca? O que você está tentando realizar?

2. Pergunte a si mesmo o que sua marca não é
Saber o que sua marca não é é tão importante quanto saber o que ela é. Isso ajudará você a definir melhor sua voz. Faça uma lista de todos os atributos que você não deseja que sejam associados à sua marca e mantenha-os por perto enquanto desenvolve sua voz.

3. Saiba com quem você está falando
Você conhece seu público-alvo? Saber quem sua marca está direcionando é um passo importante para desenvolver a voz de sua marca. Se você ainda não identificou seu cliente-alvo, agora é a hora.

4. Decida como você deseja que seu público se sinta ao interagir com sua marca
Como você deseja que seu público se sinta em relação à sua marca? Você quer entretê-los? Inspirá-los a considerar verdades desagradáveis? Aquecer seus corações? Fazer com que eles se sintam nostálgicos? Veja sua marca como um especialista confiável? Depois de responder a essa pergunta, escolha alguns adjetivos para descrever sua marca.

5. Decida o tom de voz da sua marca
Depois de decidir qual é sua voz, é hora de se concentrar no tom de sua marca. Use suas respostas de # 3 para determinar seu tom. Por exemplo, se você quiser fazer seu público rir, seu tom pode ser espirituoso, envolvente e acolhedor. Ou, se quiser aumentar a conscientização sobre um problema específico, seu tom pode ser atencioso, inspirador e apaixonado.

6. Crie um guia de estilo de marca
Um guia de estilo de marca contém regras para seus direitos autorais, gráficos, cores, fontes, imagens e todos os detalhes de marca da sua empresa. Este guia serve como uma estrutura para você e sua equipe seguirem ao desenvolver o conteúdo.

7. Audite suas plataformas e materiais de marketing
Faça uma varredura em suas plataformas e materiais de marketing para verificar a consistência em sua voz. Se você está bem familiarizado com o que sua voz deve ser, você será capaz de eliminar inconsistências facilmente. Em seguida, faça ajustes nessas partes de sua marca para alinhá-las com o resto.

Empacotando

A consistência do seu brand voice pode colocar você no topo ou quebrar sua marca. Muito parecido com o desenvolvimento de um personagem, sua voz requer um desenvolvimento cuidadoso. Manter o caráter de sua marca exige muita atenção aos detalhes, mas paga dividendos para o seu negócio.

Vamos recapitular rapidamente:

A voz da sua marca é como ela soa, se sente e se parece ao interagir com seu público-alvo
É importante conhecer sua marca por dentro e por fora para que você possa manter sua voz consistente.
Manter seu brand voice consistente ajuda a construir a confiança da marca e torná-la memorável.

Você desenvolveu uma voz de marca consistente? Quais etapas você realizou para garantir que ressoe em todos os canais? Entre em contato para nos contar.

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