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RDSummit 2019: O que aconteceu no evento

by Bruno F. Gruner | set 29, 2020

Por mais um ano fomos ao RD Summit, maior evento de marketing digital e vendas da América Latina, que acontece anualmente em Floripa. Este foi nosso quinto ano no evento e aqui vamos compartilhar algumas novidades do que vimos por lá e vem acontecendo no nosso mercado.

Lá em 2015, quando fomos pela primeira vez, o evento era para 3 mil pessoas e os palestrantes muitas vezes precisavam explicar para a platéia o que é um lead.

Para nós fica muito nítido que o evento ajuda muito na evolução da maturidade das empresas que acompanham o digital. Hoje, o discurso já é mais evoluído, e conta com trilhas para iniciantes, intermediários e avançados, além de outras coisas mais exclusivas que rolam durante o evento e que se você ficar ligado, consegue aproveitar.

Este ano a experiência que ao estar no evento foi o principal diferencial. A estrutura, apesar de ser no mesmo lugar, foi ampliada para os mais de 12.000 participantes. O centro de eventos Centrosul vira um monstro que se une completamente até o final passarela Nego Quirido.

Há salas para as agências parceiras com mentorias exclusivas, espaço para reuniões com possíveis clientes que podem estar pelo evento, área vip, uma feira de negócios gigante com muitas empresas boas, com boas ofertas que ajudam a escalar o seu negócio e há ainda a parte de alimentação, que fica por conta dos mais de 100 food trucks, com todas as opções que você possa imaginar. O que quiser comer, têm. Da para dizer que é a maior feira gastronômica do estado, dentro de um evento corporativo.

O aprendizado fica por conta dos mais de 120 palestrantes, nacionais e internacionais, que falaram sobre como é importante conquistar a atenção do público, construir uma marca sólida e diferenciada, com um propósito relevante para seus consumidores e ter um alcance orgânico bom para que, unido aos anúncios pagos, você consiga evoluir e performar melhor, crescendo no mercado.

É preciso gerar conteúdo e gerar valor para as pessoas.
Todos podem ser influenciadores, mas precisam primeiramente ter a atenção das pessoas. O que buscamos no digital é o alcance orgânico.

O que faz com que bons profissionais não produzam conteúdo é o medo do julgamento da sociedade. Para superar esse medo, Gary Vee, a principal keynote que encerrou o evento, sugere: “fazer um único vídeo e contar ao mundo o segredo que você têm”. “As sombras que as pessoas carregam as controlam. Se você controlar essas coisas e divulgar isso, ninguém mais vai ter poder sobre você. É sobre liberdade”, diz.

Ele ainda citou que, embora seu estilo de comunicação seja rápido, suas ações de negócio são lentas, pois, quanto mais rápido você quer, mais vulnerável você se torna.

A transformação digital vem evoluindo rapidamente no mundo inteiro e em poucos anos, tudo vai mudar. O futuro é agora!

Nos últimos anos, falou-se muito sobre 2020, como o ano da revolução da tecnologia industrial e da conectividade.
Uma nova era vai começar.

QUEM AINDA NÃO ACEITOU A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL JÁ MORREU.

Internet para todos, internet para tudo! Conectados vamos aprender mais do que já aprendemos hoje, vamos compartilhar e transformar cada vez mais a maneira que buscamos novas soluções.

O 5G, que chegará no próximo ano, mudará tudo com uma velocidade até 100x mais rápida que o 4G. A internet será outra, muito diferente do que conhecemos agora. A conectividade será ilimitada, com a tecnologia cada vez mais a nosso serviço.

Também foi muito falado sobre o futuro dos dados, com a LGPD (Lei geral de proteção de dados), que entra em vigor no próximo ano também e a maioria das empresas não está ligada nisso e nem dando a devida atenção.

Após os escândalos de Cambridge Analytics, eleição do Trump e outros, a Europa segue puxando a fila na questão de como as empresas devem captar os dados.

Vamos precisar dizer para as pessoas o porque estamos captando aqueles dados, por quanto tempo iremos usar e como vamos usar. Vamos precisar ter a autorização de um lead para poder enviar qualquer coisa para ele.

Embora nós da Select sejamos a favor da regulamentação, somos um pouco céticos ao mesmo tempo. Não há como impedir, não há como garantir que tudo rode de acordo com o combinado. A tecnologia evolui muito rápido e só podemos regulamentar aquilo que já foi feito e testado, não é mesmo?

Com certeza é um mar azul de oportunidades para vários profissionais, pois muitas empresas vão precisar se adequar totalmente e também responder ações judiciais pelo uso incorreto dos dados.

A IMPORTÂNCIA DO BRANDING DEFINIDO

Também foi bem falado sobre a importância da sua marca ter um signficado, uma diferenciação para obter relevância e ter mais autoridade. Neste contexto, uma marca precisa ser icônica, ter um propósito muito bem definido.

O contexto em si pode mudar a percepção de um produto. Por isso é importante se posicionar adequadamente e esse é um dos conceitos mais mal entendidos, pois muitas empresas não sabem o que querem fazer e muitas vezes tentam fazer de tudo, atirando para qualquer lado.

Não poderíamos deixar de falar também do monstro Aaron Ross, que passou um playbook para acelerar o crescimento, tendo um pipeline e uma receita previsível, colocando o consumidor no centro de tudo.

Nos três dias de evento, para encerrar o dia, rola sempre um happy hour com chopp liberado para todos. Destaque para a atração do primeiro dia, que foi a banda Sonido Club, que já é o terceiro RDSummit que toca e sempre manda muito bem no rock. No último dia a Sympla trouxe uma atração surpresa, que foi o SKANK, para fechar o evento com chave de ouro! Imagina a festa da galera.

Agora a expectativa para o encerramento do ano que vem está mais alto RD, se vira nos 30 para 2020, rs.

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