fbpx

PROGRAMA DE FIDELIDADE É ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

by Bruno F. Gruner | set 29, 2020

Nesta época de incertezas sobre a economia, fidelizar e reter clientes passam a ser prioridade. Resumindo, a gestão de clientes passa a ser prioridade.

Portanto, os esforços se concentram em evitar a queda do ticket médio de compras, em impedir a redução da frequência de compra e em refrear o avanço das taxas de inatividade dos clientes.

Os programas de fidelidade são planejados e estruturados, exatamente, para sobrepujar estes desafios típicos da gestão de clientes. Assim, o ganho para a empresa será enorme, ao colocar o programa de fidelidade no centro das suas estratégias.

Nesta mesma linha, deve se considerar os benefícios de convocar o responsável pelo programa de fidelidade para as reuniões de planejamento estratégico. Em programas bem alicerçados, esta pessoa tem profundo conhecimento sobre o comportamento de compra dos clientes. Como também, possui informações detalhadas sobre os Clientes de Valor da empresa. Fundamentais nas épocas de incertezas, como a atual.

A grande questão é: Por que confinamos o programa de fidelidade às quatro paredes dos departamentos de marketing?

Quanto a empresa não ganharia com a participação efetiva da alta administração, das áreas de finanças, de produção, de qualidade e das demais, na gestão do programa de fidelidade? Muito, muito mais do que se imagina.

Comprovação? Basta verificar o “Programa Fidelidade TAM” em conjunto com o “Km de Vantagens” e agora o Smiles se tornando empresas independentes. Mais do que isto, estas empresas estão atingindo alto desempenho em termos de resultados.

Lógico, nem tanto ao céu e nem tanto a terra. No fundo, o que se propõe é a área de fidelidade vir a ser percebida pela sua contribuição empresarial.

Outros artigos no Blog

O que sua empresa pode aprender com a resiliência do Botafogo

O que sua empresa pode aprender com a resiliência do Botafogo

No mundo do futebol, algumas histórias inspiram não apenas torcedores, mas também empreendedores. O Botafogo, em 2024, se tornou o exemplo perfeito de resiliência e superação, conquistando a América com a vitória na final da Libertadores. Mais do que uma conquista esportiva, a trajetória do Botafogo oferece lições valiosas para empresas que desejam prosperar, mesmo diante das adversidades mais desafiadoras.

Neste artigo, exploraremos como sua empresa pode se inspirar no exemplo do Botafogo para crescer, se reinventar e liderar no mercado.

Receba conteúdos no seu email

Cadastre-se e faça e receba conteúdos exclusivos. São conteúdos que ajudam você e sua empresa sobre marketing, vendas, negócios, empreendedorismo e muito mais.

Select // Inscreva-se newsletter