fbpx

Porque você deve entender sobre marketing digital mesmo não sendo um profissional na área

por | fev 22, 2018

O marketing digital constitui a espinha dorsal da economia atual. É uma habilidade que todos devem ter, independente do trabalho.

Você está pensando: “Por que devo entender sobre marketing digital?

Às vezes, é natural sentir que o marketing digital é uma das muitas profissões do mundo. Assim como a ciência dos dados, a programação, as finanças, etc., o marketing digital pode parecer apenas uma outra profissão que você pode escolher entre uma grande variedade de opções de carreira.

Mas a realidade é diferente.

Você não pode ignorar o marketing digital.

Neste artigo, quero dizer-lhe por que você deve aprender marketing digital, mesmo se você não planeja ter uma carreira no núcleo do marketing digital.

No mundo de hoje, o marketing digital tornou-se como linguagem. É um meio de comunicação.

Você acha que tem uma opção para aprender inglês? Não! O inglês forma a espinha dorsal da economia global de hoje e não há realmente nenhum debate sobre se você deve escolher aprender inglês.

Embora o marketing digital possa parecer apenas mais um assunto e mais uma opção de carreira, ele é a basel da economia atual.

Uma adolescente de 16 anos que publica uma selfie no Instagram está fazendo marketing digital.

Um rapaz de 20 anos que publica fotos de sua primeira moto no Facebook também está fazendo marketing digital.

Um ativista social tentando obter assinaturas no Change.org para uma petição está fazendo marketing digital.

Uma vez que você começa a observar como o comportamento das pessoas ao nosso redor mudou por causa da internet, você verá que o marketing digital está em todo lugar e todos são comerciantes digitais.

Anteriormente, as empresas de TV, jornal e rádio tinham o poder de publicar e, como elas tinham o poder de divulgar idéias e informações, elas eram as únicas a criar informações.

O outro tipo de criador de conteúdo é a pessoa que escreve em seu diário todos os dias, mas muitos de nós não nos motivamos a fazer isso porque ninguém o lêria – porque não havia como divulgar esse conteúdo facilmente.

Pela primeira vez na história da humanidade, um único indivíduo tem o poder de publicar algo que o mundo inteiro pode ver. Nunca tivemos esse poder antes. Nós sempre fomos consumidores de informações e nunca criadores de conteúdo ou informações.

A necessidade de nos expressar e comunicar informações a outros tem estado lá conosco desde que começamos a esculpir figuras em paredes de cavernas. Hoje todos nós espalhamos informações através de canais digitais. Publicamos texto, fotos e vídeos. Pode ser para iniciativas pessoais, empresariais ou sem fins lucrativos.

Os únicos comerciantes não digitais são pessoas que não usam telefones celulares e laptops. Ou eles são muito velhos para aprender isso, ou eles não têm acesso à Internet. Além deles, todos os outros são comerciantes digitais.

As habilidades de marketing digital se tornaram tão necessárias quanto o conhecimento da língua inglesa para se comunicar. Pessoas que começaram a aprender marketing digital perceberam que as habilidades de marketing digital podem ser aplicadas a qualquer tipo de trabalho.

As atividades de marketing digital nunca devem ser limitadas apenas para o time de marketing digital. O marketing digital atravessa toda a organização.

O marketing envolve a compreensão do que o cliente quer e o marketing digital ajuda com isso. O marketing e a comunicação estão incorporados no processo de criação de produtos. Se alguém fizer um produto que ninguém entende como usar, o produto falhará.

O marketing também é da responsabilidade da equipe de suporte, porque se a equipe de suporte faz um bom trabalho, eles são apreciados. Isso aumenta a afinidade da marca, referências verbais e, finalmente, mais clientes para o negócio.

E do outro lado da moeda, se a equipe de suporte for ruim, alguém poderia tweet negativamente sobre a empresa e isso afetaria a imagem da marca da empresa e reverteria todo o progresso feito pelas atividades de marketing e branding.

Então, não importa onde você se encaixa na organização, suas habilidades de marketing digital vão ajudar o negócio a crescer. Tanto os profissionais independentes como os funcionários precisam de habilidades de marketing digital.

A maioria dos conceitos que você aprende em marketing e marketing digital também o ajudará em outras áreas de sua vida. Por exemplo, os comerciantes podem influenciar seus amigos e familiares facilmente porque entendem a psicologia humana e como os humanos reagem às coisas.

Por isso você e sua empresa precisam ter um mindset digital. No futuro, muita coisa vai mudar e os consumidores vão pensar e comprar de modos diferentes do que hoje em dia.

Outros artigos no Blog

Receba conteúdos no seu email

Cadastre-se e faça e receba conteúdos exclusivos. São conteúdos que ajudam você e sua empresa sobre marketing, vendas, negócios, empreendedorismo e muito mais.

Select // Inscreva-se newsletter