Um produto de qualidade não é suficiente para o consumidor. Ele espera muito mais. Para a sua loja se destacar em meio a tantas outras, é preciso que ela tenha um diferencial e forneça muito mais que uma venda: é importante oferecer uma boa experiência de compra.
De dez anos para cá, as pessoas passaram a fazer muito mais comparativos de empresas e marcas antes de fechar negócio. Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo da Accenture, empresa global de consultoria e gestão, de 24 mil consumidores em 33 países, incluindo o Brasil, 76% dos clientes trocaram de marca após frustrações e 93% acham que as marcas podiam ter feito “algo a mais”.
O consumidor quer um atendimento mais individualizado, produtos exclusivos e personalizados, experiências únicas, interação em tempo real e poder completar uma compra em poucos cliques.
A influência da tecnologia no perfil do consumidor
Hoje os consumidores querem ter opções. Procuram por empresas humanas, sustentáveis e que se preocupem em oferecer aquilo que seu cliente precisa.
Essa modificação no comportamento exigiu das empresas grandes mudanças para chegarem perto de algo que se destaque pelo que são, não apenas pelo que oferecem. Redes sociais, e-mails, blogs e várias outras plataformas permitem que marcas criem conteúdo para construir uma aproximação com seus clientes e se destacar em meio a concorrência.
A agilidade e praticidade das redes sociais também é algo que atrai o consumidor não só pela procura da interação com a loja, mas porque são meios pelos quais as pessoas buscam sobre a reputação de uma marca.
Se hoje as redes sociais são ótimas plataformas para aproximação com o cliente, ao mesmo tempo são canais que possibilitam a publicação de muitos elogios e também reclamações que são vistas por muitos e podem ter um grande peso para a sua imagem.
O perfil do consumidor hoje é aquele que exige, critica e busca aquilo que realmente se enquadre às suas necessidades. A tecnologia permite que as empresas conheçam o perfil específico do seu público e onde eles estão. Sabendo disso, basta focar nesse cliente em potencial e trabalhar a melhor forma de fidelizá-lo.