A geração Z é o grupo que mais cresce no marketplace, enquanto consumidores “Focados na Família” geram mais faturamento.
O Mercado Livre desenvolveu um estudo com o objetivo de mapear as categorias de produtos mais buscadas em seu marketplace e caracterizar o consumo por faixa etária e estilo de vida. Para isso, a empresa comparou dados coletados entre maio de 2023 e abril de 2024 com o ano anterior.
Categorias de produtos em ascensão no Mercado Livre
O mapeamento detalhou as categorias que crescem no marketplace. Segundo o Mercado Livre, a empresa conta com 29 categorias e 2 mil subcategorias de produtos.
Durante o período entre maio de 2023 e abril de 2024, 41,5 milhões de usuários acessaram a categoria Casa, Móveis e Decoração, gerando uma variação de 50% em relação ao ano anterior. Acessórios para Veículos (28,9 milhões) e Calçados, Roupas e Bolsas (28,1 milhões) também lideram o ranking.
Seguem elas: Esportes e Fitness (22,4 milhões), Beleza e Cuidado Pessoal (18,5 milhões), Celulares e Telefones (17,6 milhões), Eletrodomésticos (17,3 milhões), Informática (13,9 milhões), Ferramentas (12,7 milhões) e Saúde (10,3 milhões). Porém, a categoria que apresentou maior crescimento no número de usuários foi Eletrodomésticos (67%).
Já em números de clientes, Celulares e Telefones apresentou 54% de crescimento, Ferramentas aumentou 30%, Esportes cresceu 27% e Saúde e Casa, Móveis e Decoração apesentaram 23% de crescimento na quantidade de clientes.
Em relação à quantidade de buscas mensais, Moda é uma das líderes, com 164 milhões de buscas mensais. O Mercado Livre também destacou a quantidade de buscas mensais nas categorias de Autopeças (73 milhões), Moda fitness (30 milhões) e Cuidados com a Pele (8,9 milhões).
Por fim, a empresa afirma que as categorias de camisetas e shorts fitness crescem 63% em faturamento.
Consumo por faixa etária
Além disso, o mapeamento detalhou as categorias mais populares por faixa etária. Segundo o Mercado Livre, millennials e Geração X compõem 79% da sua audiência. Millennials representam mais da metade do faturamento. A geração consome mais itens de construção em relação à média.
Por outro lado, a geração X tem ticket médio acima da média dos consumidores do marketplace. Eles investem 60% a mais em música, filmes e seriados e 20% a mais em alimentos e bebidas.
Essa última categoria apresenta maior consumo entre os baby boomers, que gastam 60% a mais em alimentos e bebidas do que a média. Já a categoria com mais compras entre esse grupo é a de Casa, Móveis e Decoração.
Por fim, a Geração Z aumentou em 48% seus gastos na plataforma do que a média. Portanto, é a geração de maior crescimento. O grupo tem maior participação nas compras de itens de games, mas também consome com frequência celulares e itens tecnológicos.
A Geração Z é o grupo que mais cresce, apresentando um crescimento de 48% em gastos, especialmente em celulares e itens tecnológicos.
Consumo por estilo de vida
O marketplace também dividiu os consumidores em oito grupos de estilo de vida. Focados
na Família, com 34,1 milhões de usuários, Decoradores de Casa (33,6 milhões), Esportistas (19,4 milhões), Fashionistas (10,6 milhões), Beauty-lovers (10,4 milhões), Techies (8 milhões), Pet-Lovers (7,9 milhões) e Gamers (4,4 milhões).
Desses, quatro são mais representativos no faturamento da empresa: Focados na Família (24%), Esportistas (18%), Decoradores de Casa (16%) e Techies (15%) geram mais faturamento.
A categoria de Eletrodomésticos apresenta crescimento entre os grupos Focados na Família e Decoradores de Casa.
Esportistas consomem produtos relacionados a futebol, ciclismo, roupa íntima e celular. Além de roupas e calçados, os fashionistas consomem itens para casa e decoração e de beleza e cuidado pessoal. Beauty lovers também compram produtos como roupas íntimas, produtos para cabelo, suplementos, vestuário, cuidado pessoal e itens de casa e decoração.
Techies investem em celulares, tênis e produtos gamers. Além de itens para pets, os Pet Lovers consomem produtos para jardim, ar livre e itens para casa, como móveis e decoração. Por fim, os Gamers adquirem produtos portáteis, acessórios para cozinha e calçados.