fbpx

Defina suas personas: isso muda todo o jogo

by Bruno F. Gruner | set 29, 2020

A questão central sobre o Inbound Marketing não é se você está fazendo isso.
Apenas em virtude de ter um website, você precisa ter alguns conteúdos que falam sobre sua empresa, produtos, serviços, tiram dúvidas, etc. A questão crucial sobre o marketing de conteúdo é como maximizar seu potencial.

Uma das melhores coisas do Inbound Marketing é que há uma estratégia perfeita para empresas de todos os tamanhos e em todos os estágios de desenvolvimento. Ao contrário do marketing externo/tradicional, no qual você cria anúncios e tenta atrair a atenção de seu público, o Inbound traz uma estratégia que identifica clientes que navegam pela Internet em busca do que sua empresa oferece e destacam um caminho visível até a porta de sua empresa. local na rede Internet. A ideia por trás do Inbound é atrair os possíveis clientes para a sua experiência de marca criando conteúdo que eles simplesmente não querem perder.
E para fazer um marketing de conteúdo bem feito, você precisa ter suas personas bem definidas.

Com a implementação de algumas novas ferramentas e a observação cuidadosa de sua análise, você aprenderá rapidamente como gerar leads qualificados e convertê-los em clientes, que é o objetivo do marketing de entrada bem-sucedido.

Uma estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedida exige estreitar o perfil do público-alvo.

Às vezes fico surpreso com o pouco conhecimento que os profissionais de marketing têm sobre seus públicos-alvo. Eu aconselho os profissionais de marketing a restringirem a demografia de seus públicos o mais próximo possível. Pergunte a si mesmo o seguinte:

• Eles são principalmente homens ou mulheres?

• Em que faixa etária eles se enquadram?

• Qual é o nível de renda médio do seu cliente?

• Quais são as suas ocupações gerais?

• É provável que seu cliente-alvo seja casado ou solteiro?

• Eles são proprietários ou têm maior probabilidade de alugar?

• Como eles gastam seu tempo de lazer?

• Qual problema específico você pode resolver para eles?

Mantenha o brainstorming e faça quantas perguntas forem possíveis sobre o seu cliente. Ao definir de forma restrita seu público-alvo, será mais fácil desenvolver um conteúdo que os atraia organicamente para você.

Esteja ciente de seus compradores e como eles pesquisam.

Não muito tempo atrás, ficaria frustrado se fosse a uma loja e não conseguisse encontrar um vendedor para me ajudar rapidamente. Hoje sei que posso conseguir o que preciso on-line, sem a ajuda de ninguém. Há momentos em que preciso da ajuda de um vendedor experiente. Para a maioria das compras, prefiro fazer minha própria pesquisa sem a influência de um vendedor que deseja fazer uma comissão(na maioria dos casos) com base em minha compra.

Os compradores on-line compram da mesma maneira que os compradores de varejo de tijolo e argamassa. E há quatro etapas na jornada de cada comprador: conscientização, consideração, decisão, experiência.

Use o perfil do seu público-alvo como base para criar várias estratégias de marketing de entrada que as manterão sintonizadas em todas as etapas da experiência de compra. O marketing de conteúdo fornece aos clientes o conteúdo certo no momento certo para levá-los para a próxima etapa do funil de vendas.

Conscientização: Crie conteúdo para o estágio de conscientização que delineie o problema de maneira simples e leve os clientes a um conteúdo adicional que ofereça soluções intrigantes. Dicas, blogs, visões gerais e outros conteúdos curto direcionam esse estágio.

Consideração: Esta etapa exige peças explicativas que alinham soluções sensatas, como e-books, whitepapers e vídeos informativos.

Decisão: Concentre-se no valor quando os clientes entram no estágio de decisão. Esta é a hora de apresentar estudos de caso, oferecer avaliações gratuitas, destacar recursos e mostrar seu produto ou serviço da melhor maneira possível.

Experiência: Forneça conteúdo no estágio final que ajuda os clientes a terem uma boa experiência com seu produto ou serviço. Eu acho que este é um bom lugar para postar como formatado artigos, resumos e guias.

Uma ótima estratégia de marketing de conteúdo responde às perguntas dos clientes em todas as etapas.

Considere o uso de vários elementos do marketing de conteúdo.

Ao criar conteúdo, pense nos tipos de marketing de entrada que gerarão leads qualificados que podem ser convertidos em clientes. O marketing de entrada bem-sucedido exige que você gerencie seus dados, analise com precisão o retorno do investimento e implemente as melhores ferramentas.

Aqui estão alguns elementos do marketing de conteúdo para você pensar em como criar conversões:

• Mídia e relações públicas

• Construindo uma comunidade online

• Utilizando influenciadores

• Blogging

• liderança de pensamento

• Falar em público

• Mídia social

• conteúdo de vídeo

• boca a boca

O marketing de Conteúdo também atrai a atenção do Google.

De tempos em tempos, o Google exige conteúdo de qualidade, mas o que isso realmente significa? Conteúdo de qualidade não é apenas o que você sabe sobre um tópico, mas o quão bem você escreve sobre ele. Por exemplo, se você está vendendo sementes de plantas, certamente pode escrever sobre tópicos para jardineiros iniciantes. Mas pense além dos tópicos básicos do solo, do sol e da água para outras coisas que os jardineiros querem saber, como:

• Como eu começo a jardinagem de contêineres?

• Dicas sobre como evitar pragas no jardim.

• Quais plantas requerem pouca rega?

• Quais plantas atraem borboletas?

• Quais plantas são seguras em torno de animais de estimação?

• Quais plantas são comestíveis?

• Quais plantas são fáceis de cultivar em certos climas?

• Quais são as ferramentas de jardinagem que cada jardineiro deve possuir?

O conteúdo de qualidade significa que você está compartilhando sua experiência não apenas com as sementes de plantas que sua empresa vende, mas também com todas as atividades relacionadas a jardinagem e plantas. Quando você faz um blog, produz vídeos ou apresenta outros conteúdos desse tipo regularmente, seu público pode começar a confiar em você como um especialista em seu campo. O Google reconhece que os visitantes estão migrando para seu site regularmente porque não podem esperar para obter a próxima informação valiosa, o que aumenta a classificação do seu site.

Na minha opinião, o marketing deve ser um componente essencial de todo o plano da empresa.
Para melhorar sua estratégia de marketing, reduza ainda mais seu público-alvo, adicione mais algumas saídas de conteúdo e demonstre que você é um especialista do setor em todos os aspectos de seu produto ou serviço.

Outros artigos no Blog

O que sua empresa pode aprender com a resiliência do Botafogo

O que sua empresa pode aprender com a resiliência do Botafogo

No mundo do futebol, algumas histórias inspiram não apenas torcedores, mas também empreendedores. O Botafogo, em 2024, se tornou o exemplo perfeito de resiliência e superação, conquistando a América com a vitória na final da Libertadores. Mais do que uma conquista esportiva, a trajetória do Botafogo oferece lições valiosas para empresas que desejam prosperar, mesmo diante das adversidades mais desafiadoras.

Neste artigo, exploraremos como sua empresa pode se inspirar no exemplo do Botafogo para crescer, se reinventar e liderar no mercado.

Receba conteúdos no seu email

Cadastre-se e faça e receba conteúdos exclusivos. São conteúdos que ajudam você e sua empresa sobre marketing, vendas, negócios, empreendedorismo e muito mais.

Select // Inscreva-se newsletter