fbpx

“CRIAR E RETER CLIENTES DE VALOR” É O NOME DO JOGO.

by Bruno F. Gruner | set 29, 2020

A verdadeira batalha pela fidelidade do cliente nos leva a uma refinada abordagem de marketing: a Gestão do Valor da Base de Clientes.

Vivemos uma nova realidade. Não basta fidelizar o cliente nos moldes convencionais. Precisamos aumentar continuamente o seu valor para a nossa marca. O grande desafio dos nossos dias passa a ser o desenvolvimento de estratégias de marketing de relacionamento orientadas a aumentar sistematicamente o valor da base de clientes.

Muito se fala sobre o valor do cliente. Mas, poucas empresas têm definido, com precisão, as métricas para avaliar o real valor de um cliente, com uma visão de longo prazo. A mensuração passa a ser fundamental, na medida em que permite analisar o real impacto de uma estratégia de relacionamento sobre o incremento do valor dos clientes.

Em termos operacionais, gerar incremento significa estar continuamente elevando o valor do ticket médio, a frequência de compras, o nível de retenção de clientes e o client share. Este último entendido como a participação de uma marca no volume de compras de um cliente em determinada categoria de produtos ou serviços.

Clientes de Valor para uma marca têm características únicas, tais como:

♦ Não compram apenas pelo preço.

♦ Tem experiência positiva com a marca.

♦ Avaliam positivamente o que a marca oferece em termos de produtos e serviços.

♦ Recomendam a marca no seu círculo de relacionamento.

♦ Contribuem com a parte preponderante da receita da marca.

Para fidelizar com sucesso este segmento estratégico, os pré-requisitos são identificar, atrair, ativar e reter consistentemente os Clientes de Valor. Estes são os grandes desafios para as empresas se tornarem vencedoras da verdadeira batalha pela fidelidade do cliente.

A nossa recomendação é desenvolver, sob o guarda-chuva do programa de fidelidade, o plano de marketing de relacionamento dirigido aos Clientes de Valor de uma marca. Entre seus componentes, destacamos sete pontos:

Estabelecer critérios para caracterizar os clientes de valor da sua marca, que é muito mais do que apenas possuir uma quantidade x de pontos..

  • Localizar os Clientes de Valor na sua Base de Clientes.
  • Quais os privilégios a serem oferecidos aos Clientes de Valor.
  • Criar ações de relacionamento dirigidas a ativar e reter os Clientes de Valor.
  • Localizar e atrair outros clientes com perfil e potencial para se tornarem Clientes de Valor.
  • Conscientizar e treinar as suas equipes para como se relacionar com este segmento.
  • Dois pilares fundamentais: excelência do banco de dados e elevada qualidade analítica.

Outros artigos no Blog

O que sua empresa pode aprender com a resiliência do Botafogo

O que sua empresa pode aprender com a resiliência do Botafogo

No mundo do futebol, algumas histórias inspiram não apenas torcedores, mas também empreendedores. O Botafogo, em 2024, se tornou o exemplo perfeito de resiliência e superação, conquistando a América com a vitória na final da Libertadores. Mais do que uma conquista esportiva, a trajetória do Botafogo oferece lições valiosas para empresas que desejam prosperar, mesmo diante das adversidades mais desafiadoras.

Neste artigo, exploraremos como sua empresa pode se inspirar no exemplo do Botafogo para crescer, se reinventar e liderar no mercado.

Receba conteúdos no seu email

Cadastre-se e faça e receba conteúdos exclusivos. São conteúdos que ajudam você e sua empresa sobre marketing, vendas, negócios, empreendedorismo e muito mais.

Select // Inscreva-se newsletter