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Porque você não deve focar suas ações de marketing digital apenas nas Redes Sociais

por | nov 11, 2020

Apesar de toda a popularidade e quantidade de usuários nas redes sociais, não devemos estruturar nossa campanha de marketing digital apenas nelas.

Muitas pessoas acreditam que apenas estar presente nele basta.
Geram métricas que na verdade são de vaidade sem conhecer de fato seu público, muitas vezes impulsionando posts e anúncios sem realmente ter um objetivo definido, não obtendo o famoso ROI (Return of Investment – Retorno sobre o investimento)

As redes sociais são canais de marketing indiretos, que é muito importante em qualquer estratégia principalmente pela sua capacidade de relacionamento, porém nunca devemos focar nossos esforços apenas nele.

TER UM SITE É MUITO IMPORTANTE

Ter um website como base, pilar principal da sua estratégia, é muito melhor e a coisa certa a ser feita. Um site é sua empresa 24 horas, 7 dias por semana.

Já viu alguma empresa grande, que passe profissionalismo no que faz, sem site?

Em um site, você pode ter um blog, com conteúdos relevantes para suas personas e focados em cada etapa da sua jornada de compra, materiias de valor para download, formulários com perguntas específicas e várias outras estratégias que geram leads qualificados e mais oportunidades e vendas.

O ALCANCE ORGÂNICO É CADA VEZ MENOR

O Facebook e Instagram mudam seus algoritmos constantemente e cada vez mais, diminuem o poder de alcance das publicações orgânicas, forçando a impulsionar cada vez mais suas postagens e fazer anúncios para alcançar um público maior. O problema é que na maioria dos casos, o anúncio ou postagem tem uma otimização fraca, sem metas e objetivos bem definidos e que não geram leads, nem vendas para o seu negócio. Com isso a maioria não consegue obter e comprovar o ROI.

LEADS QUE NÃO SÃO SEUS

Além de tudo, as pessoas que estão curtindo sua página no Facebook ou Instagram, amanhã podem não estar, porque essas redes podem de repente acabar, como aconteceu com o Orkut.
Lembra do orkut? Ninguém sabe o dia de amanhã. As páginas das marcas lá ficaram por lá, e todas tiveram que começar do zero em uma outra rede social.

Você não consegue exportar os dados dos seus seguidores, ou seja, a base construída lá, na verdade não é sua.

Você depende do Facebook/Instagram para se comunicar com seu público, igual como acontece com a rádio, um canal de televisão, ou mesmo um jornal. Você paga para anunciar e se comunicar com um público que na verdade não é seu. O que torna um canal de marketing indireto.

SUA BASE= O MAIOR ATIVO QUE SUA EMPRESA PODE E DEVE TER

Uma base construída do zero, a partir do seu site e dos contatos que sua empresa recebe, é sem dúvidas o maior ativo que qualquer empresa pode ter. Uma lista de contatos qualificada, que se interessa pelo seu produto, que acessa o site site, que interage com sua empresa e funcionários e que você pode usar para se comunicar sempre que necessário, chegando diretamente nela e sabendo se ela está vendo suas mídias, sabendo se ela abre emails, se clica nos emails, mantendo um relacionamento muito mais próximo do que apenas pelas redes sociais.

Com uma base assim você conhece cada um dos seus clientes e cada oportunidade, podendo fazer com que cada lead tenha maior conhecimento sobre seu produto, gerando mais vendas e um aumento significativo no financeiro da sua empresa. Além disso, você pode usar uma base de clientes que já comprou de você, por exemplo, para criar um público semelhante nos anúncios.
Vale ouro ter uma base própria.

Conhecer seu público faz com que você tenha uma clareza maior e muito mais assertividade em qualquer campanha, lançamento de produto ou serviço, e também, em qualquer ação a ser tomada.

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