Você deve saber que o conteúdo do seu Instagram é bom, mas imagine como ficará melhor se parecer que 10.000 pessoas concordam com isso.
Esteja você tentando se tornar uma celebridade na mídia ou simplesmente procurando espalhar o conhecimento da marca no Instagram, pode parecer tentador tomar atalhos onde você puder para expandir seu público, incluindo ‘comprar’ seguidores no Instagram.
Reunimos aqui todas as perguntas que você possa ter sobre a compra de seguidores no Instagram para lhe dar uma ideia melhor de como isso realmente funciona. Também exploramos os prós e os contras, para que você possa decidir por si mesmo se é uma boa jogada para sua marca.
VOCÊ PODE COMPRAR SEGUIDORES?
Sim, você pode comprar seguidores no Instagram. Existem muitos serviços baratos disponíveis que permitem que você compre 1.000 ou mais seguidores. Mas você sempre estará pagando apenas por um número. Muitos desses seguidores são bots ou contas inativas, o que significa que eles nunca se envolverão com suas postagens.
1.000 seguidores parece um bom negócio pelo preço de uma refeição. Mas, claro, se realmente fosse tão barato e fácil, todos estariam fazendo isso. Então, qual é o problema? Comprar seguidores no Instagram é legal e seguro para o seu negócio? É um investimento que vale a pena?
A principal razão pela qual comprar seguidores no Instagram pode ser um investimento perdido é porque as contas que você segue muitas vezes não são reais.
COMPRANDO SEGUIDORES “FALSOS”NO INSTAGRAM
A grande maioria dos seguidores que podem ser adquiridos são bots ou contas inativas. Funciona assim:
INSTAGRAM BOTS
Em 2018, o Instagram tinha até 95 milhões de bots, o que representava aproximadamente 9,5% de sua base total de usuários. Existem empresas por aí que automatizaram o processo de criação de bots tão bem que podem vender esses bots como seguidores. Em alguns casos, os bots podem até assumir a identidade de uma pessoa real, usando imagens e nomes roubados.
Dependendo do serviço, essas contas fictícias podem até parecer orgânicas, rodando em automação para compartilhar e curtir conteúdo. Alguns podem até ser programados para produzir conteúdo. No entanto, como não são pessoas reais, não terão uma proporção de seguidores para seguidores de aparência orgânica. Como resultado, o engajamento que eles produzem terá pouco impacto.
Sem seguidores reais, com interesse para se envolver com seu conteúdo, suas postagens são essencialmente escondidas de todos, exceto do seu público inautêntico. Além disso, seus seguidores de bot não discutirão sua marca na vida real com amigos ou familiares, porque, bem … eles não existem na vida real.
CONTAS INATIVAS
No entanto, nem todos os seguidores falsos são bots. Existem algumas empresas que vendem seguidores que são contas genuínas.
Nessa situação, as contas são criadas porque são gerenciadas por usuários cujo único objetivo é ser seguido em troca ou pelo único motivo para oferecer este serviço. E embora esses seguidores possam mostrar um envolvimento precoce, eles acabarão se tornando um dreno nas métricas de desempenho de sua conta do Instagram.
Afinal, se sua conta foi criada com o único propósito de atender a solicitações de patrocínio, a pessoa real por trás da conta tem poucos motivos para insistir no feed de notícias, interagir com o conteúdo ou comprar os bens e serviços anunciados.
Sem essa interação, seus números de seguidores são inflados sem nenhum valor que os seguidores orgânicos trariam.
“Quando você compra seguidores no Instagram, está pagando apenas por um número. O engajamento não é garantido, nem mesmo provável.”
Além de comprar seguidores diretamente, você também pode pagar serviços para seguir estrategicamente outras contas em seu nome com base em suas preferências (localização, uso de hashtag, tipo de conta e sexo). Idealmente, essas contas seguidas o seguirão de volta.
Com essa opção, é mais provável que seus seguidores sejam pessoas reais, mas o engajamento ainda é improvável. Já que você nem mesmo pode garantir que essas contas o seguirão de volta, é um investimento arriscado. A maioria das contas não o seguirá de volta e, mesmo que o façam, certamente também não serão seguidores de longo prazo, leais ou ativos.
COMPRAR OU NÃO?
Não é uma boa ideia comprar seguidores no Instagram. Os seguidores comprados são provavelmente bots ou contas inativas, então eles não se envolverão com suas postagens. Isso significa que suas postagens não aparecerão nas páginas de exploração ou nos feeds de notícias do seu público real. Isso também tornará difícil medir as métricas.
É a forma mais rápida de acabar com o seu alcance e engajamento.
H3>VOCÊ TERÁ UM ENGAJAMENTO PRECOCE QUE DIMINUI MUITO
Seguidores adquiridos no Instagram também não fornecem nenhum valor de longo prazo ao conteúdo do seu perfil. Os seguidores que você compra podem lhe dar visualizações, curtidas e comentários no início de sua aquisição como seguidor, mas a atenção que eles dão a você agora não estará lá mais tarde – quando você começar a relatar o desempenho de sua conta do Instagram.
E quão úteis, realmente, são 10.000 seguidores que não se envolvem com você? O envolvimento é a chave para como o algoritmo do Instagram exibe as postagens aos usuários. Sem curtidas ou comentários, sua postagem provavelmente não aparecerá nos feeds de notícias do seu público e também não aparecerá em nenhuma página de exploração.
VOCÊ PODE PREJUDICAR SUA CREDIBILIDADE
Ter muitos seguidores pode convencer os usuários a segui-lo organicamente, mas não é uma garantia.
Lembre-se dos riscos: esses seguidores provavelmente nunca irão gostar ou comentar em uma postagem, e se você for pego com uma tonelada de seguidores falsos, você pode arruinar sua credibilidade com seu público real.
Os usuários podem perceber que você não tem muito envolvimento em suas postagens, o que pode impedi-los de segui-lo. Se você tem 10.000 seguidores, mas apenas quatro curtidas por postagem, as pessoas não demoram muito para perceber que algo está acontecendo.
Pense da seguinte maneira: você continuaria seguindo uma conta se visse que a maior parte de seu “público leal” eram contas inativas ou bots? Suponho que não. Pode parecer enganoso e levar você a acreditar que a marca não conseguiria seguidores autênticos apenas por meio de um bom conteúdo.
SEGUIDORES COMPRADOS DISTORCEM SUAS MÉTRICAS E ACABAM COM SEU ALCANCE/ENGAJAMENTO
É praticamente impossível medir o quão bem seu público-alvo está se conectando com sua marca se uma alta porcentagem desse público não for real. Como você avaliará as postagens que vão bem com seu público real se esses bots e contas inativas distorcerem a proporção?
Se você não sabe o quão bem suas postagens estão indo ou o que seu público real pensa, você nunca converterá seus seguidores do Instagram em clientes reais. E não é esse o ponto?
Em última análise, se você paga pelos seguidores do Instagram, não está pagando por seguidores de qualidade na vida real. Você está pagando por um número em branco. E uma vez que o algoritmo do Instagram está amplamente ligado ao engajamento, não aos seguidores, comprar seguidores não é uma solução de longo prazo. Na verdade, não é e nunca será realmente uma solução.
Use o tempo, energia e dinheiro que você dedicaria para comprar seguidores e concentre-se em construir relacionamentos genuínos com um público real. Se seu conteúdo for envolvente e autêntico, seus seguidores leais espalharão a palavra e se envolverão com sua marca sem a necessidade de subornos.
O INSTAGRAM IDENTIFICA E REMOVE FALSOS SEGUIDORES
Recentemente, o Instagram atualizou seus termos de uso para identificar e remover contas não autênticas de sua plataforma. O Instagram está removendo curtidas, seguimentos ou comentários de aplicativos de terceiros que são projetados para aumentar artificialmente o público das contas. Ao comprar seguidores, você viola as diretrizes da comunidade do Instagram e pode desencadear uma reação dos moderadores do Instagram.
O Instagram procura manter interações genuínas em seu site, protegendo contas e experiências reais. Atividades falsas ou compradas infringem esta missão e podem resultar em consequências, como ficar bloqueado por alguns dias ou até mesmo ter sua conta excluída, então é melhor aumentar seu público de forma orgânica.
MAS ENTÃO, O QUE DEVO FAZER?
O novo algoritmo do Instagram recompensa o envolvimento mais do que a contagem de seguidores, exibindo conteúdo semelhante a postagens que os usuários interagiram no passado. Para impulsionar o engajamento, há muitas ações diferentes que você pode experimentar na plataforma para chegar ao seu público ideal.
Usando boas práticas de marketing no Instagram – quer você esteja construindo sua marca pessoal ou uma conta corporativa – você pode alcançar melhor os quase 800 milhões de usuários mensais do Instagram e construir um público autêntico.
1. Torne sua conta pública.
Primeiro, torne sua conta pública para que os usuários possam ver seu perfil e conteúdo. Dessa forma, você pode aumentar seu público de forma orgânica quando seu conteúdo aparecer nas páginas de exploração dos usuários, atraindo suas personas.
2. Dê aos usuários um motivo para segui-lo publicando conteúdo de qualidade.
Em seguida, publique uma variedade de postagens em seu feed: você pode postar imagens, GIFs, vídeos, carrossels, boomerangs, questionários sobre sua história, instruções, conteúdo gerado pelo usuário e muito mais.
Gere confiança e entusiasmo entre seus seguidores usando fotos de alta qualidade, escrevendo legendas cativantes, postando de forma consistente e mantendo um estilo único em geral para se diferenciar de outras contas. Faça sua pesquisa sobre quais hashtags geram muito buzz e quais estão alinhadas com a sua marca – as hashtags podem ser uma ótima maneira de alcançar novos públicos se feitas corretamente.
Dependendo da personalidade da sua marca, pode ajudar ser engraçado ou espirituoso em seu conteúdo. Ter uma consciência aguda de como sua marca é percebida e as tendências que circulam no Instagram irá ajudá-lo na escolha do conteúdo para postar e como interagir com sua comunidade do Instagram.
3. Use o Instagram em sua capacidade máxima.
Por último, utilize os diversos canais da plataforma, como Instagram Live, IGTV, Instagram Stories ou Shopping on Instagram. Existem tantas maneiras diferentes de se conectar com os usuários e, ao impulsionar o envolvimento por meio desses recursos, você pode impulsionar o envolvimento e o tráfego de forma orgânica e autêntica.
Se você precisar de ajuda, conte conosco. Além dos serviços de agência, prestamos consultorias a empresas que precisam melhorar sua performance no digital. Entre em contato conosco.