Aconteceu em Floripa, nos dias 3 e 4 de novembro o RD Summit 2016, maior evento de marketing digital e vendas da América Latina, reunindo mais de 5.400 pessoas, com muitas palestras com diferentes trilhas, feira de negócios, feira gastronômica, muita troca de conhecimento, muito aprendizado e muitos contatos.
O evento foi demais! É altamente recomendável para quem é empreendedor, trabalha com marketing ou apenas tem curiosidade de saber um pouco mais e iniciar sua vida nessa jornada que tanto amamos.
Vamos contar aqui e agora, em primeira mão, nossos principais insights retirados de muitas palestras que conseguimos assistir nesses dois dias durante o RD Summit, realizado pela Resultados Digitais, empresa parceira da Select. (Infelizmente precisamos priorizar as palestras e acabamos não indo em algumas outras, pelo fato de ser nos mesmo horários, divididas por trilhas e categorias.)
No dia 3, logo cedo quem subiu ao palco da plenária foi Ricardo Amorim, economista, projetou uma retomada mais expressiva da economia brasileira para os próximos três anos.
De forma bastante didática, Amorim explicou para a plateia de que forma o cenário já começou a melhorar no país. “O dólar começou a cair mais no início do ano e, depois, a inflação também começou a cair, assim como a expectativa para a inflação. Quando a inflação cai, a taxa de juros começa a cair e o crédito volta”, resumiu. Com o retorno do crédito, as empresas voltam a investir, fazendo a economia girar e, aos poucos, o emprego voltar. Com mais pessoas empregadas no país, o consumo também é retomado, e a economia volta a crescer.
Apresentando dados do Brasil nos últimos 115 anos, Amorim argumentou que em todos os períodos históricos em que o PIB (Produto Interno Bruto) caiu por três anos seguidos, houve uma transição do governo – começando pelo Estado Novo e chegando até o impeachment de Dilma Rousseff. E que após essa transição ser consolidada, a economia do país cresceu pelo menos 6,5% durante três anos. “Não encontro ninguém que afirma que a economia do país vai crescer 4% ou mais nos próximos anos, mas eu acredito que a economia vai crescer muito mais do que as pessoas pensam”, argumentou.
Ainda segundo a análise de Amorim, este é o melhor momento para fazer negócios e para as empresas tirarem proveito da crise melhorando a gestão e inovando.
Lincoln Murphy, que sabe tudo sobre customer success, deu dicas preciosas para conseguirmos o CAC de volta, sobre a importância de encantar e engajar o cliente, para que com o tempo, aumente sua fatia de mercado, sendo referência na área.
Matt Kligerman, Alberto André e Fábio Ricotta, deram aulas de SEO, mostraram vários hacks para melhorar o posicionamento no google e se destacar em meio a multidão e concorrência excessiva.
Com o Scott Heimes, tivemos a certeza de que o email marketing não está morto e isso está longe de acontecer. Em média, de 20 a 25% dos emails enviados são abertos, e para cada dólar investido, o retorno é de $38, o que nos mostra que o email tem um grande poder de vendas e fidelização que deve ser utilizado de forma estratégica pelas empresas, segmentando suas bases para melhorar a comunicação e relacionamento com potenciais clientes, otimizando sempre para obter mais e mais conversões.
Martha Gabriel veio com uma palestra bem legal com o nome: Sustentabilidade do Ser, falando sobre a importância de ser diferente, de se destacar no seu mercado pois, ser normal é meta dos fracassos, já dizia Carl Jung. Precisamos ter sempre atitude e poder de mudança! BE LIKE WATER!
Oli Gardner falou sobre nossas tão amadas landing pages, que precisam ter um foco altamente claro, com contexto e atenção em todos os detalhes, principalmente na sua Call-to-Action, pensando sempre em como pode melhorar para gerar mais leads e mais oportunidades. Uma boa landing precisa direcionar a atenção e a intenção do usuário diretamente para o seu produto ou serviço, tornando fácil identificar do que se trata aquela landing page. Design still matters!
Gabriel Costa, da RD, falou muito bem sobre growth hacking, mostrando com a RD faz para crescer absurdamente do jeito que vem crescendo, dando dicas desde de como melhorar seu site, anúncios no adwords, facebook e passando algumas ferramentas extremamente úteis para melhorar nosso processo dentro da agência.
Leandro Martinez falou muito sobre adwords avançado, mostrando na prática, como utilizar vários recursos da ferramenta do google para alavancar sua empresa no buscador.
Guilherme Machado falou e deu exemplos práticos com a ajuda da platéia sobre hacks de vendas. Como vender melhor o seu produto, entendendo o cliente para depois atender o cliente. Não existe b2b ou b2c, o importante é o one2one, focar no cliente e nas necessidades dele. Gerar empatia com você mesmo e com sua empresa para que seu produto ou serviço seja uma vacina para o câncer da empresa do seu cliente.
Paulo Alvarenga colocou o tema de neurociência na prática e nos mostrou como podemos e devemos viver pensando em performance, potencial e interferências, para melhorar nossa produtividade em tudo na vida, sempre disposto a colaborar com as pessoas, sociedade e com o mundo.
Neil Patel falou sobre a importância de construir um laço de confiança com os clientes, desde a base até o topo da empresa. Comentou ainda sobre a importância de estarmos presentes de forma certa e sólida na internet, produzindo vídeos, webinars, coletando depoimentos de clientes, utilizando mapa de calor no seu site e sempre otimizar todas as estratégias de inbound marketing.
Podemos também trocar uma idéia com várias pessoas na feira de negócios e inclusive na feira gastronômica, onde tinha mais de 40 food trucks disponíveis para os mais de 5400 participantes.
Conversamos com o pessoal de outras agências, perguntamos sobre o processo de vendas deles, processo criativo e muito mais. Também compramos o livro sobre Marketing de Conteúdo do Rafael Rez, que também deu uma palestra muito boa sobre conteúdo e a sua importância que é cada vez maior em qualquer negócio.
Também aproveitamos a oportunidade para conhecer a nova sede da Resultados Digitais e para falar com o pessoal nos stands de ferramentas parceiras que já utilizamos no nosso dia-a-dia como o CRM Pipedrive, sem falar é claro, do happy hour que rolou depois de muito aprendizado nos dois dias do evento, com chopp liberado pra todo mundo e música ao vivo.
O evento é incrível e vale muito ir! Só a energia que rola já é demais! Cidade e hotéis ficam cheios, e no evento todos falando e respirando marketing digital. Uma pena que acaba tão rápido. Ficamos agora na expectativa para 2017. Enquanto isso, vamos pra cima! Gerar muito mais oportunidades e vendas para nossos clientes.
E você? Foi ou tem vontade de ir ao RD Summit?