fbpx

81% dos comércios adotaram delivery e querem manter opção após pandemia

por | fev 17, 2021

Pesquisa nacional do Instituto Locomotiva mostra que 81% dos estabelecimentos comerciais no Brasil passaram a fazer delivery durante a pandemia e vão manter esta modalidade. Antes, somente 49% dos restaurantes, lanchonetes, padarias e mercados faziam entregas em domicílio.

Em relação ao atendimento ao cliente, o self-service era oferecido por 59% dos restaurantes antes da crise sanitária, e, agora, somente 42% deles servem refeições desta forma. Em contrapartida, o serviço à la carte subiu de 43% para 54% na pandemia.

Como medidas de proteção ao cliente, os estabelecimentos afirmam adotar limpeza e desinfecção do ambiente (91%), disponibilidade de álcool em gel aos clientes (85%), ambiente mais aberto e ventilado (80%) e utilização de mais itens descartáveis (63%).

Comerciantes adotam ferramentas digitais

A pesquisa mostra ainda que 47% dos restaurantes, lanchonetes, padarias e mercados estabeleceram novos canais de venda a partir da pandemia, como forma de sobrevivência. O comércio pelo telefone foi o mais adotado, com 71% de adesão por parte dos comerciantes. Na sequência, vem o Whatsapp (63%), o e-commerce próprio (51%), as vendas online (42%) e os aplicativos de entrega (39%).

A pandemia acelerou também a implementação de meios de pagamento sem contato entre os estabelecimentos comerciais. Os que já adotavam a facilidade e intensificaram seu uso no período, e os que inauguraram a modalidade somam 65%. Já as formas mais utilizadas são aproximação de celular (83%), QR Code (69%), aplicativos no celular, como Google Pay ou Apple Pay (32%) e envio de link por pagamento (18%).

“O aumento do e-commerce é um movimento que vimos crescer fortemente nos últimos meses, principalmente nas plataformas de entrega de comida.”, afirma Bruno, CEO do LeadSites.

O processo de transformação digital ganhou uma aceleração durante a pandemia, onde muitas empresas começaram de fato a fazer negócios através do digital, o que é um caminho sem volta.
As empresas hoje já precisam nascer com o digital no centro delas, e as que já existem, se adaptar para o novo cenário e sair na frente da concorrência, com um bom site ou uma boa loja virtual, centro de toda a estratégia online de qualquer empresa.

Outros artigos no Blog

Aproveite ao máximo suas redes sociais

Aproveite ao máximo suas redes sociais

Criar uma marca, gerar tráfego para seu site, promover eventos ou mesmo aumentar a interação com o público, seja qual for o seu objetivo dentro das redes...

RECEBA CONTEÚDOS EM SEU EMAIL

Cadastre-se e faça parte da nossa turma que recebe conteúdos exclusivos. São conteúdos que ajudam você e sua empresa sobre marketing, vendas, negócios, empreendedorismo e muito mais.